Somos especialistas em SPDA's
Para-raios, tecnicamente conhecido como SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, são equipamentos instalados no topo dos prédios que servem para proteger o edifício e as pessoas dos danos causados pelos raios.
Os para-raios são projetados para direcionar a eletricidade dos raios para o solo de maneira segura evitando danos a construções e reduzindo o risco de incêndios.
Além de proteger os prédios, os para-raios também ajudam a evitar danos aos equipamentos elétricos e eletrônicos, que podem ser danificados por surtos elétricos causados pelos raios.
De acordo com uma lista de países com maior incidência de raios do mundo, o Brasil vem em primeiro lugar. Ao todo, são 77,8 milhões de descargas anuais.
Segundo o levantamento do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o país está na 16º posição global em mortes causadas por raios. Por isto, o SPDA é tão importante para a segurança de prédios e pessoas.
Atualmente, é lei que prédios com mais de 20 metros de altura ou com um grande número de pessoas tenham para-raios, conforme a NBR 5419/2015.
Ter um sistema de para-raios dentro das normas pode também reduzir o valor do seguro, uma vez que a presença do sistema reduz o risco financeiro para a seguradora, seja material, seja de vidas humanas.
Investir em um sistema de para-raios é essencial para proteger os ocupantes do prédio e evitar altos custos com reparos e substituições de equipamentos danificados por raios.
SAIBA MAIS SOBRE CADA SISTEMA
PARA-RAIOS TIPO FRANKLIN
O para-raios tipo Franklin é um dispositivo com uma haste metálica que capta descargas elétricas e as conduz com segurança para o solo, protegendo edificações.
PARA-RAIOS TIPO GAIOLA DE FARADAY
PARA-RAIOS MODERNO COM DISPOSITIVO DE IONIZAÇÃO (PDI)